Você é o que pensa.

O começo de um propósito

O propósito do Isto não é Filosofia (INÉF) é contribuir para um pensamento alargado com honestidade intelectual por meio de uma Filosofia acessível e pública. 

O que é o INÉF

Isto não é Filosofia

O Isto Não É Filosofia (INÉF) é uma escola livre de pensamento. Acreditamos que pensar de modo alargado torna você uma pessoa mais interessante e única.

Auxiliamos você a pensar melhor e de modo intelectualmente honesto. Desde 2020, oferecemos 3 cursos completos e gratuitos pelo nosso canal no youtube.

E seguimos dando aulas semanais disponíveis no canal por uma semana para qualquer pessoaque deseja aprender filosofia com profundidade. O INÉF foi idealizado em 2015 pelo Vitor e pela Evelyn, ambos professores de Filosofia e entusiastas de um conhecimento acessível e de qualidade.

Quem são os fundadores

Vitor lima

Vitor escolheu os estudos filosóficos devido à paixão por compreender os aspectos mais essenciais da realidade e, hoje, leva essa paixão a todos que querem cultivar um pensamento alargado do mundo e de si mesmos, de modo intelectualmente honesto. Licenciado em Filosofia pela UFRRJ, fundou, junto com a Evelyn Lima, o “Isto não é Filosofia” (INÉF), uma escola livre de pensamento. 

Atualmente, é líder do Núcleo de Formação Filosófica, a mais completa formação online de Filosofia para não filósofos em Língua Portuguesa.

Evelyn Lima

Evelyn Lima, fascinada desde cedo pela Filosofia e pela Literatura, percebeu que essas áreas não eram apenas disciplinas acadêmicas, mas ferramentas fundamentais que se conectam para formar um repertório mais amplo de compreensão do cotidiano e uma visão de mundo mais complexa e que precisavam quebrar as barreiras da academia.

Hoje, como gestora geral do “Isto não é Filosofia” (INÉF), Evelyn Lima desempenha um papel vital na disseminação de uma abordagem singular. Ela e Vitor, juntos, conceberam este espaço não apenas como uma escola livre de pensamento, mas como uma formação para quem deseja alargar o seu pensamento num constante estudo profundo e apaixonado.

O INÉF em números

+ 0
Cursos na plataforma
+ 0 Mil
Amantes da sabedoria nas redes
+ 0
Alunos apaixonados por Filosofia
+ 0
Aulas gratuitas
+ 0 %
de aprovação
+ 0
Milhões de visualizações no Youtube

O projeto INÉF

visão, propósito e valores

O Isto Não é Filosofia (INÉF) começou com um Canal no Youtube, ainda em 2015. Iniciou quando eu, Vitor Lima, e minha sócia e esposa, Evelyn Lima, ainda éramos graduandos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde nos formamos em Licenciatura em Filosofia. 

Notávamos que, na academia, há muita oportunidade de se especializar, mas costuma haver pouco espaço efetivo – embora haja algum – para trabalhos mais didáticos voltados para o grande público. Era comum pessoas – professores e alunos – falarem, diante de cada tentativa de fazer uma experiência nova, “Isto não é Filosofia”. 

Resolvemos assumir esse rótulo ao fundar o projeto INÉF. Passamos, então, a ter a liberdade de ir para além dos limites da academia, com o propósito de promover a discussão filosófica para o público amplo. 

Nasce, assim, nosso compromisso com a Filosofia Pública, conceito que se desdobra em duas vertentes. De um lado, aulas didáticas acerca de temas filosóficos – sem abrir mão da profundidade – voltadas para um público amplo. De outro, discussões sobre temas não diretamente filosóficos que interessam ao público em geral, mas desde uma perspectiva filosófica.

Tornamo-nos oficialmente uma empresa em 2020, em plena pandemia. A partir de então, desenvolvemos cursos e treinamentos para o público interessado. Nosso propósito é alargar o pensamento das pessoas, por meio da Filosofia. Acreditamos nesse objetivo, porque é mediante a capacidade de sair de si, para voltar para si mais enriquecido intelectualmente, que alguém se torna apto para lidar com as diferenças, as complexidades de um mundo cada vez mais multifacetado e global. Nesse sentido, nossa visão é a de que seremos uma empresa referência em Filosofia Pública no Brasil e no mundo. 

Nossas atividades, assim, buscam consolidar os seguintes valores:

Honestidade Intelectual

Esforço de declarar os próprios vieses e valores e não deturpar vieses e valores alheios)

Argumentação

Manutenção de posicionamentos fundamentados e discordâncias baseadas em premissas e inferências, não em conclusões

Profundidade

Busca de relações para além do óbvio e a longo prazo, seja com as ideias, seja com as pessoas.

Hoje, esses são nossos 3 principais projetos:

Núcleo de Formação Filosófica

O NFF é uma plataforma online com mais de 20 cursos, ministrados por mim e outros especialistas, divididos em cinco trilhas (Filosofia, Literatura, Ciências, Pensamento Crítico e Técnicas de Estudo), fornecendo o repertório mínimo para a compreensão das ideias filosóficas.

Clube de leitura

O CL é um programa de leitura online com duração de 12 meses, com a presença de especialistas em suas respectivas áreas, abordando livros de filósofos ocidentais. Antes de chegar ao livro-chave, outros textos de Ciências, História, Literatura Mundial e Literatura Brasileira são lidos para ampliar o repertório pessoal e preparar os alunos para a obra principal.

Mentoria individual

Para orientação personalizada, oferecemos MI, reuniões online quinzenais individuais para desenvolver projetos exclusivos. Nesse aspecto, o número de alunos é menor, mas muito qualificado, geralmente líderes nacionais em áreas como política, negócios e academia, contribuindo ativamente para a sociedade e a cultura brasileira.

Nossa comunidade

A nossa comunidade se divide em beija-flor e joão-de-barro

Beija-flor

O Beija-flor é conhecido por sua habilidade de voar em qualquer direção, inclusive para trás, e por sua capacidade de pairar no ar. Eles são atraídos por flores brilhantes e têm um papel vital na polinização. São criaturas de grande energia, apesar de seu pequeno tamanho.

Por isso, o Beija-flor simboliza resiliência, adaptabilidade, alegria e beleza. Sua capacidade de extrair o néctar das flores pode ser vista como uma metáfora para extrair a sabedoria e a essência da vida.

No contexto do INÉF, o Beija-flor é aquele que, mesmo diante de desafios, busca a essência do conhecimento (néctar) e espalha essa sabedoria (como na polinização), contribuindo para a disseminação e crescimento da comunidade.

Atualmente, é líder do Núcleo de Formação Filosófica, a mais completa formação online de Filosofia para não filósofos em Língua Portuguesa.

João-de-Barro

O João-de-Barro é conhecido por construir casas de barro extremamente elaboradas e resistentes. Ele é meticuloso, dedicado e trabalha arduamente para criar um lar seguro para sua família.

Devido a isso, o João-de-Barro simboliza dedicação, trabalho árduo, proteção e comunidade. Sua casa de barro é uma representação da construção de um espaço seguro e acolhedor.

No contexto do INÉF, o João-de-Barro não apenas busca e dissemina o conhecimento, mas também contribui ativamente para a construção e fortalecimento da “casa” (INÉF). Eles são os pilares que garantem que o espaço de aprendizado seja sólido, seguro e acolhedor para todos. Eles vão além do papel do Beija-flor, investindo não apenas tempo, mas também recursos para garantir a sustentabilidade e crescimento do projeto.

Redes sociais

Acesse o YouTube

Inscreva-se  no canal Isto não é Filosofia e tenha acesso a cursos completos de Filosofia, vídeos de análise filosófica de atualidades e vídeos sobre literatura.

Siga o Instagram

Siga o nosso instagram e veja conteúdo mais curtos sobre filosofia, fique atualizado sobre as aulas e tire dúvidas na caixa de perguntas.

Participe do Telegram

Participe do nosso canal de transmissão no Telegram e receba avisos de novos vídeos, aulas e promoções exclusivas.

Possui dúvidas?

Fale com a nossa equipe

Você também pode entrar em contato com um dos meios abaixo: